
2024
Goma Bicromatada
A Goma Bicromatada é uma técnica de impressão fotográfica que utiliza a propriedade de sais de cromo (dicromato de potássio e amônia) de se tornar insolúvel quando misturado a um colóide e exposto a luz ultravioleta. O processo consiste basicamente em pincelar sobre uma superfície (papel ou tecido) uma mistura de goma-arábica , bicromato de potássio ou de amônia e um pigmento solúvel em água (aquarela-guache). Este papel, em contato direto com um negativo ampliado de uma imagem, é exposto à luz UV por determinado tempo. Durante a exposição, a emulsão fixa-se sobre o papel na proporção em que é atingida pela luz. Após a exposição o papel é colocado em água corrente. Este procedimento dissolve a camada de emulsão não atingida pela luz, deixando aparente o positivo da imagem.

2024
Fitotipia
A Fitotipia ou Impressão em Clorofila é é uma técnica alternativa que consiste em prensar positivos fotográficos em uma folha de planta. Depois disso, o material prensado é exposto à luz, e por meio de reações químicas fotossintetizantes, a imagem é revelada na folha.

2024
Cianotipia
O Cianótipo ou Blue Print, é um dos mais populares meios de gravar imagens, e, possivelmente, o primeiro sistema de cópia de documentos, foi inventado em 1842 por Sir John William Herschel (1792 – 1871) matemático e astrônomo inglês, depois de aproximadamente 20 anos de estudo. O processo se baseia no princípio de que os sais férricos do ácido cítrico e outros compostos orgânicos se transformam em sais ferrosos quando expostos à luz ultravioleta. Os sais ferrosos se combinam com Ferricianeto de Potássio para formar o Azul da Prússia, daí, o tom azulado em todas as cópias. Foi o primeiro processo de impressão fotográfica a não utilizar a prata como base.

2024
Solitude
Misto de expedição fotográfica e jornada espiritual: se deslocar, caminhar e adentrar a natureza em busca de um encontro espiritual interno, mediante a grandeza da vida que não se pode nominar. Conjunção de força e suavidade, caos e harmonia, a natureza em sua expressão cíclica, exata e mística, e no suporte em vidro eleito para trabalho, descortina-se com a Cianotipia cachoeiras de azul vítreo, de brancos lânguidos, nos apresentando uma sucessão de véus cristalinos postos aqui em sua dimensão sublime em uma paralisia contemplativa mediante ao fluxo da vida que jorra incessante e se apresenta como um portal.